domingo, 4 de janeiro de 2009

ÉTICA NA PESQUISA UFOLÓGICA


Por Claudeir Covo

Sim, é preciso ter ética numa pesquisa ufológica. O Ufólogo tem que ser antes de tudo ético. Saber respeitar a vontade da ou das testemunhas, se estas pedirem para não mencionarem nomes, lugares, familiares, etc.... É uma questão de bom senso. Jamais expor alguém, por mais que se tenha boa vontade, se este explicitamente pedir o contrário.

Caso tenha material gravado em vídeo ou fita, fotos, documentos, pedir permissão por escrito para divulgar o material em congressos, televisão, rádio, revistas, jornais, Internet ou outro meio de comunicação.

Caso a testemunha não concorde na divulgação, todo material de registro poderá ser divulgado desde que não venha a comprometer a identificação visual, devendo para isso proceder a meios de alteração de voz e imagem em vídeos ou fitas cassetes, troca de nomes pessoais para fictícios (explicados em reportagens), retoques em imagens para ocultar a(s) testemunha(s), etc.

Por fim, se por acaso um dia, você encarar uma pesquisa ufológica de frente e achar que não é páreo para tal empreitada, não tenha receio de pedir ajuda a outros Ufólogos. O INPU é um canal aberto a todos que quiserem fazer da Ufologia um assunto sério. Embora exista sempre "o" pesquisador que descobriu ou pesquisou um determinado caso, a Ufologia não se deve prender a regionalismos ou mesquinhez do tipo "o caso é meu", "só eu falo". Afinal os UFOs são dos extraterrestres e os casos em si das testemunhas, por que vivenciaram a experiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário