sexta-feira, 26 de junho de 2009

Cientistas desvendam luzes vistas pelos astronautas da Apollo

Este artigo segue as regras do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

Por diversas vezes os astronautas do Projeto Apollo informaram aos controladores sobre a existência de estranhas luzes, visíveis até mesmo quando fechavam os olhos. Estudos revelaram que a causa dos lampejos seriam o choque de raios cósmicos, mas só agora os pesquisadores determinaram com exatidão a origem desses raios.


Um recente trabalho publicado no site da revista Science mostrou que a causa dos lampejos são os raios cósmicos gerados no interior da Via Láctea e acelerados pelas explosões solares que ocorrem no interior da Galáxia.

Segundo a astrônoma Eveline Helder, ligada à universidade de Utrecht, na Holanda, os raios cósmicos galácticos são formados em sua maior parte de prótons que se deslocam próximos à velocidade da luz, acelerados por uma gigantesca energia centenas ou milhares de vezes maior que aquela gerada no interior do LHC, o Grande Colisor de Hádrons pertencente ao Centro Europeu de Pesquisa Nuclear.

De acordo com Helder, há muito tempo os pesquisadores imaginavam que esses raios seriam a bolha em expansão das estrelas que explodiram, mas não haviam evidências concretas que provassem essa teoria. Os dados surgiram após cuidadosas observações feitas com o telescópio VLT (Telescópio de Grande Porte), pertencente ao Observatório Europeu Austral, ESO, localizado nos Andes chilenos.

O trabalho de Evelin e seus colegas se baseou nos restos de uma estrela que explodiu no ano de 185, a 8.200 anos-luz de distância. Naquela ocasião a explosão supernova foi observada por astrônomos chineses, que a descreveram como um forte brilho visível até mesmo à luz do dia e atualmente é conhecido como RCW 86.

"Até agora não sabíamos se as explosões estelares eram capazes de produzir quantidade suficiente de partículas que explicasse o elevado número detectado na atmosfera superior e testemunhado pelos astronautas Projeto Apollo. Nossas medições foram bastante precisas e a resposta é positiva", explicou a cientista.

Foto: restos do que sobrou da supernova, hoje chamada RCW 86, que explodiu no ano de 150. A explosão foi testemunhada pelos chineses e pode ser observada até durante o dia. Crédito: ESO/VLT-Very Large Telescope.


Leia mais sobre:
Apollo

2 comentários:

  1. Não creio que seja isto, a pesquisa dos cientistas ficou muito superficial, até parece que alguém mandou ocultar "aqueles fatos com o projeto Apollo" e aquela luz que aparece no vídeo não são de "raios cósmicos" é melhor eles acharem outra explicação melhor ou seja outra enrolação.

    ResponderExcluir
  2. que vá se lasca essa cientista com essas falácias, tem imagens de naves reais. Agora ela vai dizer que naves solidas são formadas de raios cosmicos, quauqauqa...........

    ResponderExcluir