quinta-feira, 18 de junho de 2009

KENNETH ARNOLD

Kenneth Arnold

No dia 24 de junho de 1947, Kenneth Arnold, negociante de Boise, Idaho, 32 anos de idade, pilotava seu monomotor a quase 3 mil metros acima das montanhas Cascade, de Washington.

Era uma bela tarde ensolarada e Arnold admirava a paisagem gloriosa quando repentinamente seu devaneio foi interrompido por um clarão branco-azulado. "Explosão", pensou ele, "e perto daqui". Olhou para o relógio no painel de instrumentos: quase três da tarde.

O primeiro número da revista Fate, publicado
na primavera de 1948, tinha como matéria de capa um
relato ma primeira pessoa do aviador civil Kenneth Arnold
que contava seu encontro com nove OVNIs no verão
anterior. O avistamento de Arnold cunhou o
termo "flying saucer" ( literalmente, "pires voador")

Esperou agitado o ruído e o impacto da explosão. Os segundos foram passando. Nada. Arnold perscrutou o céu em todas as direções. "O único avião que avistei foi um DC-4, muito distante para trás e à minha esquerda, aparentemente fazendo a rota São Francisco-Seattle", lembrou mais tarde. Respirou aliviado e o avião foi iluminado por outro clarão resplandecente.

Desta vez, viu que a luz vinha do norte, à frente do aparelho. A enorme distância, discerniu uma formação de objetos cintilantes que passavam raspando sobre o topo das montanhas a uma velocidade incrível. Arnold achou que estava vendo um dos esquadrões dos novos caças a jato da força aérea, recentemente adquiridos.

Difícil estimar a distância: talvez estivessem a 30 quilômetros dali; eram nove, voando muito próximos uns dos outros. De vez em quando dois ou três deles mergulhavam ou se inclinavam, refletindo os raios do sol em suas superfícies lisas como espelhos.

Arnold avaliou suas envergaduras em 13,5 a 15 metros e tentou medir suas velocidades. Quando o primeiro objeto passou zunindo sobre o monte Rainier, seu relógio assinalava exatamente um minuto para as 3h00. Quando o último ultrapassou a crista do monte Adams, o tempo decorrido era um minuto e 42 segundos. Arnold verificou no mapa: os picos estavam a 75 quilômetros um do outro. Fez os cálculos. A velocidade era de cerca de 2.700 quilômetros por hora, quase três vezes mais depressa que qualquer jato conhecido por ele.

Arnold aterrissou em Yakima por volta das 4h00 e correu para contar o caso a seu amigo AI Baxter, gerente da Central Aircraft. Baxter chamou diversos de seus pilotos para que ouvissem o fantástico relato. Um deles achou que talvez os objetos fossem uma salva de mísseis dirigíveis lançados perto dali. Por que, então, as curvas e mergulhos? Que soubessem, não existiam ainda foguetes que fossem capazes de exibir demonstrações desse tipo.

Pouco depois Arnold decolou para Pendleton, em Oregon. As notícias sobre sua experiência viajaram mais depressa que ele e seu avião foi cercado por repórteres quando pousou no aeroporto. Arnold contou sua história e foi crivado de perguntas, muitas delas ásperas e incrédulas.

O primeiro estudo de OVNIs surgiu em 1952,
quando Kenneth Arnold publicou um livro
sobre o assunto. Arnold começou a
coletar relatos de observações de OVNIs
depois de ter visto vários deles, em forma de disco,
em junho de 1947

Tanto ele repetiu o que se passara, porém, que todos acabaram se convencendo. Arnold era um cidadão respeitável, um comerciante de sucesso que vendia equipamentos de combate ao fogo, além de ser um experiente piloto de busca e salvamento. Tinha mais de 4 mil horas de vôo e já passara inúmeras vezes sobre as Cascade.

Quando lhe pediram que descrevesse os misteriosos objetos, disse que pareciam lanchas em mar agitado ou a cauda de uma pipa ao vento. Depois disse: "Voavam como um disco que deslizasse sobre a água."

Alguns repórteres insistiram nas perguntas sobre os cálculos de Arnold, achando que não podiam ser exatos: ele não usara cronômetro ou outro instrumento específico. De todo modo, a menor estimativa de velocidade era de 2.200 quilômetros por hora: era impossível que os objetos fossem jatos e tampouco voavam como mísseis.

A maioria das pessoas que ouviram o relato de Ken Arnold naquele dia se convenceu de que ele vira algo muito incomum, algo que talvez não fosse deste mundo. Uma idéia de dar arrepios - e um tanto alarmante.

O incidente nas Cascade provocou muita discussão - e uma certa dose de zombaria - entre os cientistas. Arnold tinha muita credibilidade, evidentemente não era impostor e não parecia estar atrás de publicidade. Mas os críticos diziam que, mesmo com boa-fé, havia grande probabilidade de erro ou ilusão.

Um cientista lembrou que o olho humano não tem capacidade de resolução para discernir objetos de 13 a 15 metros de largura. a uma distância de 30 quilômetros. Certamente Arnold avaliara mal a distância, os objetos que vira deviam estar muito mais próximos.

Provavelmente eram uma esquadrilha de jatos militares voando a uma velocidade subsônica que, por estarem próximos, haviam dado a impressão de fantástica velocidade. Outro disse que, como Arnold determinara a distância usando as montanhas como pontos fixos de referência, sua estimativa de tamanho forçosamente estava errada, pois os objetos eram muito maiores do que ele imaginara - provavelmente bombardeiros.

A aeronáutica recusou-se a dizer se tinha aviões no céu àquela hora perto das Cascade; os militares limitaram-se a desconsiderar a questão dizendo que era tudo ilusão de óptica, uma miragem, com as pontas das montanhas dando a impressão de flutuarem sobre a terra como conseqüência de uma camada de ar quente.

Impossível saber se Kenneth Arnold viu ou não alguma coisa e o quê, mas seu relato assinala o início do que seria conhecido como a moderna era do disco voador.

Durante os dias posteriores àquele 24 de junho, pelo menos vinte outras pessoas, em diversos pontos do país, disseram ter visto objetos semelhantes no céu. Alguns desses avistamentos teriam ocorrido no próprio dia 24, inclusive antes da hora em que Arnold avistara os intrigantes objetos. Um historiador da época escreveu: "As comportas estavam abertas para a torrente de relatos que viria a seguir. Só um homem com o caráter e a convicção de Arnold poderia tê-las aberto."

O que veio a seguir aconteceu também pode ser classificado como fenômeno. Durante cinco anos, seguiram-se milhares e milhares de avistamentos de objetos voadores não-identificados em toda a América do Norte. Eles ocorriam em ondas, passando por períodos de calma relativa para engendrar centenas de relatos num único mês. A imprensa só falava em OVNls, bem como os humoristas e cartunistas.

Com o assunto em foco na consciência pública, milhões de palavras foram escritas a respeito. Os cientistas, por sua vez, travaram um longo debate - às vezes bastante ácido. Era possível existirem OVNls? Em caso positivo, que inteligência estaria por trás deles? Seria hostil? Amistosa? Curiosa, apenas? De onde vinham aquelas coisas? Da Terra? Ou eram máquinas e seres de algum outro lugar no espaço, provenientes de alguma daquelas misteriosas luzinhas que piscavam na vastidão do espaço?

Os que acreditavam de fato nessa última possibilidade viam todo e qualquer relato como significativo, enquanto os céticos absolutos recusavam-se a acreditar até mesmo no que viam com os próprios olhos.

A força aérea norte-americana, sentinela dos céus da nação, passou por verdadeira agonia, anos a fio, com o fenômeno, minimizando publicamente os OVNls e ao mesmo tempo apurando os relatos a respeito, em especial os que vinham de seus próprios pilotos.

As pesquisas - iniciadas, interrompidas e novamente iniciadas - tiveram várias classificações de segurança. Por vezes a aeronáutica cooperava com pesquisadores civis; outras vezes recusava-se a divulgar toda e qualquer informação a respeito de OVNls.

Um certo temor parecia pairar no ar. Com o passar do tempo, as autoridades de Washington pareceram ter chegado à conclusão de que toda aquela agitação em torno dos OVNls era um perigo muito maior para a segurança pública do que os OVNls propriamente ditos.

Assim, a aeronáutica e outros órgãos governamentais adotaram a política de negar, ridicularizar ou desmistificar tudo o que dissesse respeito a eles. Foi uma campanha confusa, contraditória e, por vezes, francamente mentirosa, que não conseguiu atingir seus objetivos. A questão continuou intrigando o público americano, com uma sucessão de visitas cada vez mais perturbadoras.

Talvez Kenneth Arnold tenha se espantado diante do que depois de seu vôo sobre as Cascade. Num único dia da semana de 5 de julho foram mais de cem avistamentos!

Eram tantas pessoas dizendo ter visto um tal número de coisas que até os jornais sensacionalistas ficaram saturados, e as histórias começaram a soar ridículas. A imprensa passou a ver todo relato como trote ou maluquice.

Essa incredulidade desdenhosa foi reforçada pelas afirmações taxativas da aeronáutica, declarando ser tudo um equívoco. Com efeito, umas poucas semanas depois do avistamento de Arnold, a força aérea informou que ia deixar de se ocupar do assunto.

Em nota oficial à imprensa, disse que um estudo preliminar "não produzira quantidade suficiente de fatos para justificar pesquisa mais aprofundada". Na realidade, porém, a aeronáutica estava longe de sentir tanta segurança.

AA alardeada despreocupação tinha simplesmente o objetivo de disfarçar um projeto secreto de investigação dos OVNls. Naquele mesmo dia da nota oficial de Washington, o Air Materiei Command, de Wright Field, Ohio, informava estar pesquisando para determinar se os objetos eram fenômenos meteorológicos. Em seguida o projeto foi envolvido num manto de silêncio: o temor era de que os OVNls fossem armas secretas soviéticas.

Nos seis meses seguintes, os pesquisadores da aeronáutica analisaram os relatos e separaram 156 deles para verificação mais aprofundada. Encontraram resultados tão interessantes que resolveram ir mais adiante. No final de 1947, o Pentágono recebeu a seguinte mensagem do comandante de Wright Field: "O fenômeno relatado é real, e não fantasioso ou fictício." Washington decidiu organizar um projeto - o "Sign" - em Wright Field, com instruções de coletar e avaliar "todas as informações relativas a avistamentos e fenômenos na atmosfera que possam dizer respeito à segurança nacional".

Nenhum comentário:

Postar um comentário