quinta-feira, 18 de junho de 2009

MAIO DE 1986

A noite oficial dos OVNIs no Brasil

Em maio de 86, o espaço aéreo
brasileiro esteve praticamente
tomado por nada menos do que
21 objetos esféricos de até
100 metros de diâmetro.
Foram detectados pelos radares
do Centro Integrado de Defesa Aérea e perseguidos por
caças da FAB

Em 19 de maio de 1986 o espaço aéreo brasileiro foi invadido por 21 Objetos Voadores Não Identificados, esta data se tornou um marco para a ufologia nacional pôs foi uma das poucas vezes em que nosso governo veio a público para reconhecer oficialmente o fenômeno e esta data é até hoje lembrada como a "noite oficial dos Objetos Voadores Não Identificados". Vamos aos fatos;

21:10 – Vários sinais luminosos são observados pelo Comandante Alcyr.

21:14 – O Controle de radar de São Paulo registra vários sinais sem identificação.

21:20 – Brasília confirma a presença de sinais sem identificação em seus radares.

22:23 – Decola da Base Aérea de Santa Cruz o primeiro jato F-5 para tentar interceptar os objetos.

22:45 – O Radar da Base de Anápolis em Goiás detecta mais sinais sem identificação e um Mirage decola da Base em busca dos OVNIs.

23:15 – O piloto do primeiro F-5 a entrar em ação, vê os objetos pela primeira vez e começa a perseguir os OVNIs.

23:17 – Mais um Mirage decola da Base Aérea de Anápolis aumentando a perseguição.

23:20 – O F-5 detecta pela primeira vez os objetos em seu radar de bordo.

23:36 – Um terceiro Mirage decola da Base Aérea de Anápolis.

Naquela noite do dia 19 de maio de 1986, os radares do Cindacta registraram um total de 21 sinais desconhecidos invadindo o espaço aéreo brasileiro e os pilotos que levantaram vôo para interceptar os OVNIs não conseguiram nem se aproximarem dos alvos.

Brigadeiro Otávio Moreira Lima

Na época o Ministro da Aeronáutica o Brigadeiro Otávio Moreira Lima veio a público junto com os pilotos para dar depoimentos sobre esta invasão.

Capitão Jordão: "Quando eu estava me dirigindo para a área de busca de São José dos Campos eu fui recebendo informações pelo radar de que tinham de 6 a 8 pontos luminosos a minha frente a cerca de 18 milhas".

Tenente Kleber: "Eu estava a cima de 1000 Km por hora e não consegui identificar, nem muito menos me aproximar daqueles pontos luminosos".

Brigadeiro Otávio Moreira Lima: "O que ocorreu foi que os radares detectaram mais de duas dezenas de Objetos Não Identificados na área de São Paulo, São José dos Campos e Rio de Janeiro a ponto de saturar os radares de São Paulo e em consequência disso e também pelo fato de estarem interferindo no controle do espaço aéreo, foi determinada a decolagem das aeronaves de defesa aérea para interceptar esses objetos, um dos pilotos chegou a enquadrar um desses objetos, mas apenas viu um objeto colorido e não identificando do que se tratava".

Nesta foto temos alguns dos pilotos
que perseguiram os objetos voadores

Outra importante personalidade brasileira, o atual Presidente da Varig, também perseguiu um desses objetos: "Eu segui na direção do objeto e na medida em que me aproximava, notei que ele estava a uma altitude bem mais baixa que a minha e nesse momento observei que se tratava de uma estrutura bem mais alongada e com uma cor fluorescente, eu circulei por diversas vezes olhando para baixo, mas sinceramente não sei dizer o que era aquilo".

Os ufólogos pediram ao Ministério da Aeronáutica um relatório oficial sobre a noite dos objetos não identificados, mas até hoje esse relatório não veio a publico, segundo o ex-ministro Moreira Lima o motivo seria o fato de que a Força Aérea Brasileira ainda não chegou a uma conclusão sobre o que eram aqueles objetos, pois não conseguiram estabelecer uma relação com nada conhecido, mas em of para uma emissora de televisão o ex-ministro foi categórico afirmando: "Não eram desse mundo"!


O ufólogo Claudeir Covo estará lançando em breve
um livro sobre A noite oficial dos OVNIs

Nenhum comentário:

Postar um comentário