quinta-feira, 18 de junho de 2009

FRUTO DA TERRA

asus u6v bamboo 225px
Fruto da terra
Notebook Asus com fibra de bambu impressiona pelo baixo peso e poder de processamento

Jose Ouro Camargo

Desde que surgiram os notebooks, os fabricantes lutam para diminuir o peso dos aparelhos ao mesmo tempo que preservam a resistência estrutural do aparelho. Ligas metálicas leves, fibra de carbono, todas essas soluções são caras e nem sempre ecologicamente amigáveis.

O que a Asus fez com o Bamboo U6V foi justamente perseguir esse ideal. E ela conseguiu seu intento. O aparelhinho chama uma atenção danada.

O bambu foi modelado de forma a compor um sólido corpo para o notebook. Como se trata de um aparelho com tela de 12,1 polegadas de tela, ele precisa de leveza. E isso, o Bamboo tem de sobra. São 1,57 KG, com excelente centro de gravidade. Dá para segurar o U6V numa mão enquanto se digita com a outra numa boa.

O U6V vêm com um sistema operacional de uso imediato, um Linux que entra em ação quando se aperta um botão no painel. Apesar de iniciar rapidamente, em menos de 30 segundos, essa versão de Linux, que roda com interface Gnome, não é customizável. Não se pode instalar aplicativos nem tampouco alterar parâmetros de configuração. Mesmo limitado, esse Linux resolve quando se precisa acessar o e-mail, navegar pela internet ou ouvir música. Esperar os quase 3 minutos de inicialização do Windows Vista realmente é difícil quando se tem pressa.

A bateria mínima (3 células, 2400 mAh) que acompanha o aparelho só segura o funcionamento por 1:40. A bateria estendida, de 9 células e 7800 mAh, que é vendida como opcional, faz muita diferença, pois dura mais de 5 horas. Para uma máquina nômade, essa autonomia é fundamental. Ela é muito mais profunda que o perfil da traseira do notebook, mas o sistema de fixação e distribuição do peso acaba ajudando na estabilidade do aparelho. Ele fica mais fácil de transportar com a bateria estendida, mesmo ficando um pouco mais pesado.

As três portas USB 2.0, juntamente com a interface de rede, modem, Wi-Fi compatível com 802.11 N e gravador de DVD o fazem uma máquina de respeito, que não deixa a desejar mesmo frente a desktops parrudos.

A placa de vídeo integrada é uma GeForce 9300 M GS de 256 MB. Não oferece um assombro de performance, mas deu conta do recado na hora de exibir filmes em full HD. Um ponto excelente do Bamboo é, por conta desse chip, conseguir exportar o sinal de vídeo direto por HDMI. Em nossos testes, a maior surpresa foi descobrir que o sinal de áudio também é transmitido pelo cabo HDMI, dispensando qualquer outra conexão. Isso fez do Bamboo um excelente mídia PC, pois é só espetá-lo na televisão e já dá para assistir, direto, filmes e séries baixados da internet.

Uma coisa legal do notebook é que, para conservar energia, ele desabilita a placa de vídeo e utiliza o chipset integrado, um fraquinho Intel PM45 quando a tarefa é mais simples. Isso aumenta a vida da bateria de forma inteligente, sem degradar a experiência de uso.
Depois de configurado para utilizar sua potência máxima, o notebook ficou apoiado ao lado de alguns livros, próximo da TV, e nem se via um computador lá. Parecia apenas um livro bonito, com acabamento de luxo.

Instalamos um pequeno controle remoto no notebook, usando uma porta USB, e o resultado foi excepcional. Em nossos testes, mesmo filmes com 1.080 linhas de resolução, com bitrate alto, não sofreram engasgos. O teste seguinte foi conjugar a reprodução de filmes em alta definição total com o download de arquivos. Mais uma vez, o resultado foi impecável.

Para quem busca um computador de mídia que ao mesmo tempo seja poderoso para as tarefas diárias, o U6V resolve bem. Pena que o alto preço, Uma coisa estranha do U6V é o cheiro. Ele tem cheiro de produto eletrônico novo, mas esse odor se mistura ao cheiro do bambu.
Duas coisas estragam o brilhantismo do U6V: o trackpad e a tela.

Por ser feito de bambu, a resposta do trackpad é ruim. Não é nem de longe sensível como em um notebook convencional. Além de precisar reaprender a usar o dedos, com um pouco mais de força, o usuário vai precisar de um mouse para qualquer tarefa mais precisa que estava acostumado a fazer com outro notebook.

A tela iluminada por LEDs é o maior problema. O vazamento de backlight é absurdo. Mesmo quando visualizada a 90º, a tela tem vazamento no topo e no pé. Assistir a um filme nessas condições é muito ruim, pois as cores ficam prejudicadas e o contraste é péssimo.

Mesmo com seus poréns, o Bamboo é um tremendo notebook ultraportátil.
Ele enfrenta de igual para igual seus concorrentes diretos, de 12 polegadas, é muito mais poderoso que um netbook e ainda tem o apelo ecológico e de estilo da fibra de bambu.

Serviço
Nome:
ASUS U6V Bamboo
Fabricante: ASUS
Preço: R$ 6.499
Prós: Lindo, bem construído, ótimo desempenho com multimídia
Contras: Bateria padrão tem pouca duração, trackpad é pouco sensível

Nenhum comentário:

Postar um comentário