sexta-feira, 17 de abril de 2009

ASTERÓIDE PERIGO PARA O PLANETA TERRA

Impacto profundo: cientista propõe método para desviar asteroide

17/04 - 11:58
Apolo11
As teorias para salvar a Terra de um possível impacto de um asteroide não são novas e vão desde a instalação de foguetes propulsores na própria rocha, que a tirariam da rota de colisão até à explosão atômica do asteroide, que o fragmentaria em mil pedaços. Até o presente momento, no entanto, não existe nenhuma tecnologia capaz de evitar uma grande colisão, mas os cientistas não dão o braço a torcer.

Recentemente, um aluno de doutorado em engenharia aeroespacial da universidade da Carolina do Norte propôs uma maneira relativamente simples e eficaz de desviar asteroides e outros objetos em rota de colisão contra a Terra. Segundo a teoria bastaria prender ao asteroide uma longa corrente presa a uma âncora.

"Com esse simples método você muda o centro de massa do objeto alterando efetivamente sua órbita, que ao invés de se chocar com a Terra avançaria em outra direção", disse David French, autor do trabalho. A teoria ganhou a simpatia de outros pesquisadores e foi aceita para ser apresentada na Conferência Space 2009, promovida pelo Instituto Americano de Aeronáutica e Espaço, que ocorrerá em setembro na Califórnia.

Atualmente estão identificados mais de 1000 objetos "potencialmente perigosos" e que representam algum tipo de risco contra a Terra. Apesar de nenhum deles estar em rota de colisão, não se pode prever futuras alterações de órbitas provocadas por atração gravitacional ou interações com o vento solar. Pequenas alterações em suas trajetórias podem fazê-los impactar contra a Terra.

Pensando nessa possibilidade, French e seu orientador Andre Mazzolen, professor de mecânica e engenharia aeroespacial, estudaram como um sistema "asteroide-corrente-âncora" poderia ter sua dinâmica alterada, reduzindo ou eliminando a chance de impacto.

"Não é fácil imaginar a escala do problema e as potenciais soluções", disse French. "A Terra vem sendo atingida por objetos desde há muito tempo e nós conhecemos bem os efeitos negativos disso. Há 65 milhões de anos um asteroide de grande tamanho atingiu a terra ao sul do Golfo do México e simplesmente varreu os dinossauros do mapa. Em 1907, um pequeno fragmento, talvez originado de um cometa, praticamente acabou com uma área similar a Nova York. Em outras palavras, a escala para nossa solução é difícil de ser avaliada", explicou French.

O pesquisador estima que o tamanho da corrente necessária para alterar o centro de massa pode variar entre mil quilômetros até mais de 100 mil km, (suficientes para dar duas voltas e meia ao redor da Terra). Apesar dessa variação ser bastante grande, French acredita que é a melhor ideia proposta para desviar um asteroide.


2 comentários:

  1. seria mais fácil utilizar os telescópio robol,girando em direção aos raio solares e utilizando como um lazer,assim ele desgastaria os asteróides bem antes de chegar a órbita terrena.

    ResponderExcluir
  2. vejo muito vago as possibilidades das ciênçias fisicas humanas atingir este almejado processo de desviar tamanho obijeto em aceleração desatribuida sua caracteristica dinãmica mais agreditaria nas forças das ondas sutis a vingar tal exito exmplo; pensamento é força é vontade é canal á um ponto de referençia querodezer um sinal ou seja referencia de força..vontade deve ser atribuido mais que a fé mais ssim a sertesa aliado a liado a um sò penssamento global de todas pessoas é pressiso que todo saibam para que vivam esta vontade de repussar para longe segundo a vontade imperativa de todos segundo estando conçiênte para saber mais acesse-http://jwillians.zip.net eu por exmplo todo dia 26 do mês sou um voluntario a passar a menssage da volta de jesus para todos critâos não e religião é matematica veja como recebi estas menssagems..

    ResponderExcluir