sexta-feira, 17 de abril de 2009

GLACIAÇÃO

Glaciação:



A Glaciação é um fenômeno que está presente há milhões de anos. Esse fenômeno é um período de intenso frio, que ocorre dentro da “Era Glacial”. Ela é responsável pela queda das temperaturas globais e o aumento das geleiras em nosso planeta.

Estudos recentes mostram, que as geleiras hoje representam 10% de nosso planeta. Essa porcentagem fica bastante diferente nos períodos de glaciação. Onde podem representar mais de 40% de nosso planeta.

Dentro dos períodos glaciais, existe o período “interglacial”, que é o período em que vivemos hoje. Que nada mais é, o período em que a temperatura da Terra se eleva.



Era Glacial:



A Era Glacial, é um período em que a Terra se encontra com quantidades elevadas de água na atmosfera, causando uma queda na temperatura da Terra. As conseqüências são a diminuição dos oceanos e condições de vidas escassas.

Um grupo de cientistas da Antártida conseguiu retroceder 650 mil anos através das geleiras. Conseguindo observar sete eras glaciais em nosso planeta. Existe um detalhe importante nesses estudos, em todo esse tempo, nunca o nível de CO² ultrapassou 300 partes por milhão. Nos últimos levantamentos, mostram que o nível de dióxido de carbono em 2003 estava em 375 partes por milhão.

Quanto maior a concentração de dióxido de carbono na atmosfera, as temperaturas são elevadas. Pois, o dióxido de carbono prende mais calor do Sol.





Como faríamos?

O clima da Terra é bastante interessante, ela redistribui o calor do Equador para os Pólos. Isso ocorre através das correntes marítimas e eólicas (ventos). Nós não enfrentamos o real aquecimento do planeta, pois grande parte do aquecimento ocorre nos pólos, como mostrei acima.

Caso o planeta Terra esquente três graus e as projeções para o futuro indica um aumento de até quatro/cinco graus. Três graus de aquecimento significam apenas "um" grau no Equador e mais de "seis" graus nos pólos.

O aumento da temperatura global poderá causar conseqüências gravíssimas e milhões de vidas serão sacrificadas.

Hoje cientistas do mundo todo, estão preocupados com as correntes oceânicas que ficam acima do Golfo do México, ao lado da América do Norte. Onde o calor das águas é retirado (evapora) e sobra uma água mais fria e mais salgada. Mais o sal não vai para lugar algum, então isso deixa a água mais densa e pesada. E essa água fria, densa e pesada afunda na proporção de 18,9 bilhões de litros por segundo. E isso empurra a corrente de volta para o Sul. Isso faz com que as correntes oceânicas distribuem a energia do aquecimento solar.

Todo esse processo de correntes oceânicas é chamado de "Cinturão termo-halino Mundial".



Se as mudanças climáticas aquecerem as águas polares e/ou diminuírem a salinidade pelo aumento da água doce do descongelamento das geleiras, a diferença na densidade da água diminuirá e o padrão de circulação deverá se tornar mais lento, podendo até parar. Os cientistas chamam esse possível colapso de cenário de “alto impacto, baixa probabilidade”.

Alguns cientistas acreditam que seja improvável que ocorra neste século. Mas caso ocorra, poderá ser dentro de 20 anos.

Caso essas correntes oceânicas parem de funcionar, o aquecimento da Terra sofrerá uma mudança drástica. E nosso planeta enfrentará uma nova Era Glacial. Nosso planeta já enfrentou uma era glacial por causa das correntes oceânicas e essa era glacial durou por aproximadamente 1.000 anos.
Hoje com o degelo da Groenlândia, esse cenário a cada dia se aproxima mais de nós. A água derretida na superfície abre caminho até a base do gelo, formando uma fina camada entre o gelo e o leito de pedra. Teme-se que isso acelere o deslizamento do manto de gelo para o mar. Que causaria o cenário de "alto impacto, baixa probabilidade". Observado acima.


Euclides,

Hoje, nós precisamos diminuir a emissão de dióxido de carbono, tirar espécies da lista de extinção, limpar e cuidar de nossas águas. Isso aumentará nossa qualidade de vida e diminuirá as catástrofes que estamos enfrentando nesses últimos anos.

Sim precisamos do efeito estufa, mas também não podemos usar isso como desculpa para dizer que o Aquecimento Global é uma fraude ou um problema que não possui muita importância.

Se olharmos bem, o planeta voltará ao seu ciclo normal de um modo ou de outro. Claro que qualquer que seja a escolha milhões de vidas serão sacrificas. Mas como eu disse: nós podemos sim, diminuir o dióxido de carbono, melhorar nossas florestas e viver em um lugar mais limpo. A glaciação terá que ocorrer, até porque, hoje o planeta só tem 10% e a glaciação voltaria aumentar essa porcentagem e o oceano recuar.



A coisa que me deixa mais nervoso é pessoas falando para mim:

- O apocalipse chegou! blink.gif

Religiosos não são bem-vindos ao meu lado. -.-" ph34r.gif


Um comentário: