sábado, 27 de dezembro de 2008

Onda de OVNIs triangulares na Bélgica

Clique na imagem para ampliar
A imagem original, sem tratamento: apenas luzes indicaticavas de um objeto de formato triangular

Em 1989 e 1990, a Bélgica experimentou uma intensa onda de aparições de UFOs, a maioria destes com um formato peculiar: triangulares.

A imagem aqui apresentada é considerada um dos melhores registros de um OVNI da chamada "onda belga". Foi obtida em 4 de abril de 1990, por um mecânico morador de uma região denominada Petit-Rechain, nas cercanias da cidade de Liege. Duas versões dela circulam na Ufologia. Ambas são presentadas aqui. A primeira, mais próxima do cromo original, mais escura, e outra com brilho e contraste realçados. Não há informações precisas de qual pesquisa foi a primeira a produzir o realce.

O autor bateu 2 "chapas" com uma câmera Kodak Ektachrome ED, usando filme iso 200. O equipamento, modelo reflex, usava objetiva zoom 55 - 200mm, com filtro para amplificação de luz noturna. As tomadas foram feitas com abertura de diafragma 4, com o disparador no modo pausa B e tempo de exposição de 1 a 2 segundos. A objetiva estava ajustada para 100-150 mm. A segunda chapa ficou completamente escura.

O cromo original foi analisado pelo professor Marc Acheroy, do Centro de Processamento de Imagens da Escola Militar Real, em Bruxelas, entre diversos outros pesquisadores. Nenhuma das análises foi conclusiva acerca da origem do fenômeno, exceto que se tratava de um objeto verdadeiro, sólido, fotografado em vôo e não uma trucagem. E, pelo incrivelmente lento movimento do objeto descrito pelo mecânico, a hipótese de uma aeronave convencional ficou bastante prejudicada, a despeito da possibilidade aventada de tratar-se de algum projeto de avião secreto.

A espetacular onda belga levou a Força Aérea daquele a país, sob ordens do então ministro da defesa, Guy Coeme, a trabalhar em cooperação com a Sociedade Belga para o Estudo de Fenômenos Espaciais e pesquisadores acadêmicos. No entanto, essa foto, e grande parte das aeronaves triangulares observadas e registradas na onda belga (inclusive detectadas por radar e perseguidas por caças) permanecem inexplicadas diante do conhecimento científico convencional.

Clique na imagem para ampliar
Aqui, já com intensificação de brilho e contraste, evidenciando os contornos do objeto

Nenhum comentário:

Postar um comentário