sábado, 27 de dezembro de 2008

O CASAL TRENT

Por Reinaldo Stabolito e Claudeir Covo

Terminava o dia de 11 de maio de 1950 com o céu enconberto. Eram 19:30 horas e a senhora Trent seguia seu hábito diário de ir alimentar seus coelhos, que ficam num viveiro no quintal. Sua casa se situada a uns 16 quilômetros ao sudoeste de McMinniville, Oregon (EUA). O marido, Paul Trent, permanece dentro da casa, possivelmente dedicado a algum trabalho. Porém naquele dia aconteceu algo inusitado: a senhora Trent observa um objeto estranho que se deslocava em direção noroeste. A estranha presença do objeto fez com que a senhora saisse correndo a procura do marido. Paul Trent vai até o quintal com sua esposa e observa também o UFO, que lentamente segue seu deslocamento.

Naquele instante, Paul Trent lembrou que no seu carro tinha uma máquina fotográfica e saiu para procurá-la, enquanto que sua esposa lhe diz que a mesma se encontrava na casa. Paul entra em casa, apanha a câmera e começa a focar o objeto. A câmera estava carregada com um filme que ainda tinha duas ou três fotos disponíveis. Enquanto isso, o UFO se aproxima lentamente e agora o casal Trent podia observá-lo com maior nitidez: era prateado, brilhante e não deixava qualquer rastro de fumaça no seu silencioso vôo. O objeto estava girando e, nesse instante, Paul bate a primeira fotografia. Em seguida, o UFO acelera girando para o norte, momento em que Paul bate a segunda fotografia. Neste clássico caso ufológico, há dois fatos que contribuem para a sua credibilidade:

01 – A terceira e última foto do filme dos Trent não foi utilizada até três dias depois (dia das Mães).

02 – Bill Power, o autor do artigo que daria publicidade ao caso, afirmou que encontrou os negativos no chão do escritório de Paul, embaixo da mesa onde as crianças estiveram brincando.

O caso das fotografias do casal Trent foi investigado pelo Comitê Condon (ver O Relatório Condon), sendo seu resultado surpreendente, já que não se pôde encontrar nada que evidenciasse um truque ou má fé por parte das testemunhas. De fato, a análise dos negativos deu resultado comprovando que o objeto era assimétrico e que ambas as fotografias podiam superpôr-se, coincidindo nos seus mínimos detalhes.

Era impossível que se tratasse de uma miniatura lançada ao ar, a qual deveria ter estado dotada de um mínimo de movimento rotativo, que teria impossibilitado esta circunstância. Segundo as declarações das testemunhas, Paul Trent teve que mexer-se para a direita, caso contrário a casa teria ocultado o objeto. As fotografias confirmam este fato.

A análise global dos negativos, depois de ser comprovada a fotometria, índice de brilho, etc, concluía textualmente: "É um dos poucos informes sobre UFOs no qual todos os fatores estudados, sejam geométricos, psicológicos e físicos, estão em perfeito acordo com a hipótese segundo a qual um extraordinário objeto voador prateado, metálico, em forma de disco, de aproximadamente uns trinta metros de diâmetro e evidentemente artificial, foi observado pelas testemunhas".

AS FOTOS DO CASAL TRENT:

AS ANÁLISES:

A GSW (Ground Saucer Watch), de Phoenix, Arizona (EUA), empreendeu uma análise computadorizada das fotos do casal Trent. Abaixo, alguns procedimentos e resultados:


Uma das fotografias de Trent foi dividida em colunas minúsculas – 512 partes na horizontal e 480 na vertical – fazendo 245.760 "células" (pixels). O valor cinzento de cada célula (ou pixel), estava medido em uma escala de 255 divisões (tons) entre o preto e o branco (incluindo o zero temos 256, que é o número 2 elevado a oitava potência – 28) por uma máquina especial (scanner), cujos dados alimentaram um computador. O valor de cada célula foi manipulado então pelo computador – filtrou uma determinada densidade selecionada.


E o contraste foi aumentado para clarificar a imagem original.


Semelhantemente, o computador compara os valores de células adjacentes e aumenta ou suprime mudanças de tons moderadas e resulta em uma ênfase de qualquer extremidade no quadro – um método que obtém uma confirmação visual, densidade e refletividade, e normalmente mostra se na parte de cima tem arames ou finos fios segurando um modelo (o que se conclui não ser o caso).


O computador também pode colorir áreas da imagem que compartilha um jogo semelhante de valores, com contornos, assim enfatizando as bordas de interesse particular. A GSW concluiu que a fotografia retratou um UFO de grandes dimensões, aproximadamente 65 a 98 pés (20 a 30 metros) de diâmetro, não muito distante da máquina fotográfica, no céu.

Reinaldo Stabolito é ufólogo e Coordenador Geral do INFA
Claudeir Covo é engenheiro e Presidente do INFA

Nenhum comentário:

Postar um comentário