terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

VISUALIZAÇÕES

Objeto voador assusta cidade de Itatira (21/01/2009)

Por Daniela Nogueira

Um objeto voador não-identificado tem assustado os moradores da cidade de Itatira, no Sertão Central do Ceará. Irradiando uma luz muito forte, ele persegue as pessoas. Muitos itatirenses nem saem mais de casa à noite com medo de ver o OVNI.

Todos na região descrevem da mesma maneira. O objeto se move rápido, irradia uma luz muito forte, provoca um calor enorme e não emite barulho algum. São nos distritos da cidade de Itatira, a 216 quilômetros de Fortaleza, em que ele vem aparecendo aos moradores. Na região, há um misto de susto, medo e curiosidade. Ninguém sabe do que se trata. Mas especulações não faltam quanto ao objeto voador não-identificado (OVNI).

Hoje, 21, faz dois meses que ele foi visto pela primeira vez. Era noite, por volta das 21h40min. A aula havia terminado 10 minutos antes e dois adolescentes e uma criança, todos primos, voltavam, em uma moto, da escola para casa, na localidade de Trapiazeiro, distrito de Bandeira, a 35 quilômetros da sede. Francisco Joby Pereira Bastos, 17, guiava o veículo. Maria Gabriele Pinto do Nascimento, 9, vinha no meio e Francisca Marisa Pereira da Silva, 17, atrás. Uma rezava, outra gritava. Marisa viu primeiro. “Era uma claridade, tipo dos postes. Era uma luz vermelha forte e outras piscando ao redor”, conta ela, que se lembra de ter gritado muito, mandando o primo acelerar.

Joby garante ter sentido calor, enquanto o objeto brilhante seguia ao seu lado, emparelhado, no céu, num ponto mais alto. “Senti uma quentura. Estava vendo a hora ganhar os matos”, diz ele. Como os três estavam sem capacete e o caminho é todo de estrada carroçável, um acidente àquela altura poderia ter sido fatal. Gabriele hoje até ri do inusitado, mas naquela noite só pensava em pedir ajuda a Deus: “Rezei Ave Maria e Pai Nosso”.

Depois daquela cena, ficou difícil sair à noite. Marisa evitava. Além do medo, havia a chateação: “A gente levou muito o nome de mentiroso”. Muita gente não levou a sério. A mãe pensava que a filha ia enlouquecer, sem querer sair de casa, indo ao alpendre só olhar para o céu, buscando o objeto iluminado.

Medo

Depois da cena, que passou a se repetir em outras localidades em Itatira, há gente abusando (mais ainda) da imprudência na estrada. Uns só andam agora com o farol da moto apagado. “Parece que a luz da moto chama a atenção, né?”, diz Maria Glaudiene Pinto do Nascimento, mãe da Gabriele, dando seqüência aos boatos da região.

Quilômetros antes, na localidade Bola de Ouro, no distrito de Lagoa do Mato, ninguém viu ainda o tal fenômeno, mas a conversa já se espalhou. Todo mundo já ouviu falar e sabe de algum caso. “Eu não saio de casa de noite. Minha avó e minha mãe sempre falavam que, anos atrás, existiu um disco voador por aqui”, conta Maria Rosilene Pereira, que mora com a filha de seis anos. A menina se assusta até quando vê uma estrela piscando no céu. Chama a mãe e corre para casa com medo do “bicho que pega gente”.

O que é o objeto voador Rosilene não sabe, mas aconselha quanto aos riscos. “É perigoso ficar num lugar descampado. É bom correr e ficar embaixo de alguma árvore. Porque, se ele for descer, engancha nos galhos. Coisa boa não pode ser”, sugere ela.

Fonte: O Povo online

Cidade com Medo (24/1/2009)

Abin pede investigação para OVNIs em Itatira

Por Antônio Carlos Alves

Os moradores de Itatira estão apreensivos com estranhas aparições no céu. Alguns dizem ficar doentes

Itatira. Uma população em pânico. Esse é o cenário do município de Itatira, que fica a 216 quilômetros de Fortaleza, depois das aparições de objetos luminosos não identificados nos céus da região. Os 17.689 moradores do município estão apavorados com os relatos de pessoas que afirmam terem sidos seguidos por Objetos Voadores Não Identificados (OVNIs). Nos 514 km² da cidade ninguém fala em outro assunto. Diante dos fatos, a Agência Brasileira de Inteligência Nacional (Abin) enviou documento para o delegado regional de Canindé, Francisco José Ferreira Braúna, pedindo que apurasse os fatos na região de Itatira. De imediato, o delegado designou o inspetor Dalton Júnior para acompanhar o caso na zona rural.

O clima de apreensão já tomou conta de estudantes das localidades de Cachoeira BR, Bandeira Nova e Velha, Morro Branco, Lagoa de Dentro, Linda, Pica Pau e Lagoa do Mato. Em Cachoeira, onde reside a jovem Amanda Silva Gomes, 18 — ela fotografou uma das aparições e afirmou que especialistas da Universidade de Campinas (Unicamp) entrou em contato e que, até o fim do mês, vão estar no município para falar com ela —, suas colegas Ana Patrícia do Nascimento, 16, Francisca Claudiana Silva Uchôa, 17, e Maria Katiele Martins Alves, 17, estão decididas a mudar o horário das aulas para evitar serem seguidas pelos objetos. Elas estudam à noite na Escola Eduardo Barbosa e precisam percorrer cerca de quatro quilômetros para chegar até a sala de aula.

Segundo o inspetor Dalton Júnior, o depoimento do agricultor Luís Denis Menezes é “estranho”. “O rapaz me falou que foi seguido por uma luz de cor amarelada com um calor intenso. Tentou fugir, mas a bateria de sua moto descarregou e ele correu mato adentro causando várias lesões no corpo”, disse o inspetor.

Conforme o que foi apurado, mais de 200 aparições já foram registradas em Itatira. Para se ter uma explicação sobre os fatos, de acordo com o ufólogo Agobar Peixoto, de 9 em 9 anos ou de 10 em 10 anos essas aparições se concentram em uma região cearense fazendo uma varredura no Ceará. Ele disse que o caso de Itatira será analisado. Para isso, visita o município hoje. “Considero as imagens feitas por Amanda de grande importância para estudos da Ufologia e um documento raro de ser visto”, disse o estudioso em Ufologia.

Rotas

De acordo com ele, existem duas rotas de Ovnis na região. A primeira começa na Chapada da Diamantina (MG), passa por São Raimundo Nonato (PI), Tauá, Quixeramobim, Itatira e Quixadá (CE). Já a segunda segue a rota da cidades de Canindé, Santa Quitéria, Sobral, Tianguá, todas no Estado, e Pedro II (PI). É como uma espécie de círculo.

Para aumentar o pânico, o pescador Francisco Paulo da Silva, conhecido como Pacatuba, 64, estava em um açude capturando peixes quando viu um objeto luminoso no céu. Assustado, fugiu e perdeu seus equipamentos de pesca e, por consequência disso, diz que agora vive tenso e ansioso.

Outro que afirma estar doente é Manoel Alves Barbosa, conhecido como Bena, 65. Ele conta que já viu o objeto voador por duas vezes. A primeira foi quando se deslocava do distrito de Queima da Onça para Lagoa de Dentro. A segunda vez quando foi pegar o seu jumento Pachola por volta das 19 horas. Os dois casos aconteceram há, exatos, 15 dias.

O prefeito do município, José Ferreira Matheus, e vice, Paulo Ruberto Mota Cavalcante, são cautelosos com referência ao assunto. Porém, irão entrar em contato com autoridades do Estado e ufólogos do Centro de Ufologia Brasileiro (CUB), com o intuito de esclarecerem os fatos.

Fonte: Diário do Nordeste

CUB diz que objeto não é estrela, astro, nem a Lua

É o que diz o Centro de Ufologia Brasileiro (CUB), que analisou a foto do fenômeno, registrada pela moradora da cidade, Amanda Silva Gomes, 18, que presenciou a cena inusitada

Daniela Nogueira

Não é uma estrela, não é um astro, é quase impossível de ser a Lua. Mas não se pode afirmar que o objeto voador que está amedrontando a população de Itatira é uma nave espacial extraterrestre. É o que diz o Centro de Ufologia Brasileiro (CUB), que analisou a foto do fenômeno, registrada pela moradora da cidade, Amanda Silva Gomes, 18, que presenciou a cena inusitada. A fotografia mostra uma luz forte com um fundo preto - condições que não ajudam a ufologia a descobrir o que se trata.

Suposto OVNI fotografado por Amanda Silva Gomes

O que pode ser feito, por enquanto, é alertar as autoridades para que alguma providência seja tomada e que os moradores de Itatira se sintam mais seguros. “É um caso de segurança nacional. Os ufólogos não têm como ajudar a população”, afirma o presidente do CUB, Milton Frank. A Aeronáutica, diz ele, possui equipamento adequado, como um radar, que permite a localização desses objetos móveis.

Os policiais militares de Itatira disseram que não possuem meios e tecnologia suficiente para investigar os casos. Do distrito de Lagoa do Mato, o subtenente Ferreira afirmou que o número de relatos está “fora do comum”.

A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio de sua assessoria de comunicação, em Brasília (DF), informou ao O POVO que não havia tomado conhecimento sobre o assunto, mas que iria verificar.

SAIBA MAIS

Há relatos de que um objeto voador não-identificado também tenha aparecido na cidade de Itarema, a 237,1 quilômetros de Fortaleza, na Região do Baixo Acaraú, em novembro do ano passado.

Uma criança de seis anos teria sido atacada pelo objeto e sofrido um corte. De acordo com os moradores da região, o menino chegou a ser submetido a cirurgia. A aparição deste objeto teria sido nas localidades de Córrego Salgado e Alegre.

O prefeito de Itatira, José Ferreira Mateus, o Zé Edval, disse que já ouviu falar no assunto, mas não comunicou a nenhuma outra autoridade. “Ouvi algumas pessoas comentando, mas não levei muito a sério”, diz. Segundo ele, deve tomar alguma medida, mas não há nada definido ainda.

Fonte: O Povo online

Avistamento em massa na capital da Costa Rica

Data: 28/01/2009
Local: Alajuelita, San José, Costa Rica

Um grupo de OVNIs luminosos foi avistado quando sobrevoavam um setor da periferia da capital costariquenha

Segundo reportou a imprensa local, as estranhas naves foram observadas nos arredores da capital Alajuelita e desapareceram de forma repentina.

“Um relampejante jogo de luzes coloridas iluminou o céu escuro de Alajuelita”, disse o jornal referindo-se ao misterioso caso, registrado na quarta-feira à noite, dia 28 de janeiro de 2009.

“O espetáculo incomum fez com que famílias inteiras deixassem a novela pela metade e saíssem às ruas para observar o acontecimento”, relatou o jornal.

A reportagem indicou que a vizinhança se assustou, mas saíram curiosos para observar os OVNIs.

Testemunhas do insólito caso “não podiam dar crédito ao que seus olhos viam: objetos voadores não identificados, nada mais, nada menos que OVNIS”, assinalou o jornal.

Muitas pessoas filmaram com seus celulares o que viam no céu e até mesmo o jornal publicou algumas das imagens. Além de ressaltar que recebeu diversas chamadas telefônicas sobre o assunto.


Foto publicada pelo jornal (Crédito: Oldemar Siles)

Fonte: Diário Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário