terça-feira, 3 de fevereiro de 2009


Tudo sobre OVNIs

02/02 - 11:25
Redação*

Já ouviu falar da Área 51, do ET de Varginha ou do caso Roswell? O iG Educação preparou uma reportagem para você entender tudo sobre OVNIs. Confira!

Área 51

Existe uma base militar secreta no meio do deserto norte-americano, no estado de Nevada, a 170 km da cidade de Las Vegas. Mas essa não é uma base militar qualquer. Trata-se da Área 51, a região que ganhou status de ícone "pop" da nossa geração.

Bases militares secretas estão espalhadas ao redor do mundo. Algumas, de tão secretas, nem ficamos sabendo da existência. Não é o caso da base militar norte-americana conhecida com o codinome de Área 51, ou Dreamland (Terra dos Sonhos), The Farm (A Fazenda) ou Paradise Ranch (Rancho do Paraíso), como ficou apelidada no imaginário público.

Considerado um dos lugares mais secretos do mundo, é quase uma piada dizer que, na verdade, a Área 51 é de fato um dos lugares mais famosos e conhecidos do mundo. Mais ou menos. Exatamente por ser um local guardado a sete chaves, muita especulação a respeito da região tem aparecido ao longo dos anos, com pouquíssimas fontes confiáveis.

Não ultrapasse

Ao se aproximar do perímetro da "Terra dos Sonhos", cartazes avisam para "não ultrapassar além desse ponto, fotos estão proibidas" e embaixo do aviso, em letras vermelhas, "uso de força letal está autorizado". Câmeras escondidas entre arbustos, sensores presos em cercas, presença maciça dos "Cammo Dudes" (membros de uma firma de segurança particular que protege a fazenda).

Jornalistas e fotógrafos perto da fronteira são constantemente observados por homens armados e em Jeeps. Alguns jornalistas, inclusive, receberam visitas de agentes da CIA (a polícia especial dos Estados Unidos) depois de fazerem reportagens sobre o misterioso local.

Por Cima do Muro

Como era de se esperar, tanto sigilo em manter o local inacessível acabou caindo no gosto popular. O próprio governo dos EUA sempre negou a existência da região, confirmando as atividades militares somente no ano de 2003. Isso porque a base foi fundada oficialmente em 1955, para testar os então supersecretos aviões U-2. Desde então, a base expandiu consideravelmente (e continua crescendo), e diversos projetos militares aeronáuticos vem sendo desenvolvidos ao longo dos anos, como o A-12 "Blackbird", o F-117 e o B-2.

Uma das razões de a Área 51 já ter nascido com a áurea de região secreta foi, principalmente, a guerra fria. Os militares americanos queriam esconder de toda a forma seus experimentos aeronáuticos dos soviéticos. Estes, por sua vez, foram os primeiros a se interessar pela região, conseguindo fotos de satélite pouco informativas ainda na época da guerra fria.

Me Chamo Bob Lazar

Em 1989, um suposto ex-funcionário da Área 51, Bob Lazar, causou um reboliço no mundo dos estudiosos de OVNIs (Objetos Voadores Não Identificados). Isso porque ele alimentou a teoria, já existente ao longo dos anos, de que a Dreamland estudava os fenômenos extraterrestres. Lazar acabou dando detalhes sobre sua rotina na região, que comportava, segundo ele, em seus imensos hangares, naves extraterrestres capturadas. Alguns alienígenas também podiam ser vistos por lá, alguns mortos e outros vivos.

De acordo com ele, os vivos ajudavam os terrestres a entender como as naves funcionavam. Mais tarde, diversas contradições colocaram em xeque as alegações de Bob. Hoje em dia, ele reluta em reafirmar muitas de suas principais declarações. Mas tudo isso foi o suficiente para aumentar o mito envolvendo a Área 51.

Olho no Céu

Muitos avistamentos de supostos OVNIs são relatados por civis perto da região todos os anos. O governo de Nevada até rebatizou a principal estrada de acesso, de "Extraterrestrial Highway", ou "Estrada Extraterrestre", numa clara alusão do estado em abocanhar alguns turistas.

Mitos envolvendo naves e seres de outros planetas selaram a reputação da Área 51, que continua até hoje. A imprensa trata o assunto com destaque, e alguns supostos ex-funcionários sempre aparecem de vez em quando para alimentar o mito e sustentar a ideia de região que estuda fenômenos extraterrestres.

A Área é Pop

A Área é Pop

Em 1947 a cidade de Roswell, no estado do Novo México, EUA, supostamente assistiu a uma nave alienígena cair em solo. Até hoje, o turismo da cidade se baseia nesse acontecimento. Bonecos, chaveiros, livros, cartazes, restaurantes temáticos... Tudo na pacata e pequena Roswell respira ET. Não é diferente da Área 51.

Filmes como Independence Day, Hellboy, Indiana Jones, séries de TV, como Os Simpsons, Stargate-SG1, Family Guy e jogos de videogames, como Area 51 e Sim City 4, só para citar uma pequena porção, fazem menção a Área 51. A região alimenta o imaginário popular e permanece o mistério mais bem guardado do governo norte-americano.

Outros Fenômenos

O Brasil também é palco de aparições extraterrestres. A mais famosa é sem dúvida nenhuma a ocorrida em 1996, na cidade de Varginha, interior de Minas Gerais. Duas criaturas vivas foram vistas em locais distintos da cidade e capturadas pelo exército brasileiro. Uma delas morreu em um hospital da cidade.

Os dois seres pequenos, com três protuberâncias na cabeça, verdes e com três dedos na mão (como descritos por diversas testemunhas) teriam sido levados para serem estudados nos EUA. Em 1986, nada menos do que vinte e uma supostas naves foram avistadas pela Força Aérea Brasileira, que mandou caças seguir os OVNIs em São Paulo. Documentos oficiais confirmam o fenômeno.

Com reportagem de Camila Dourado

Leia mais sobre: OVNIs


Nenhum comentário:

Postar um comentário