quarta-feira, 15 de julho de 2009

MARTE TM VULCÃO DE 25 KM DE ALTURA

marte
Marte
  • Por causa de sua cor vermelho-sangue, este planeta recebeu o nome de Marte, o deus romano da guerra.
  • É o quarto planeta do sistema solar e está mais próximo da Terra do que do Sol.
  • A distância entre a Terra e Marte varia de acordo com a época do ano. O movimento de translação — ao redor do Sol — faz com Marte fique a até 300 milhões de quilômetros. A cada 26 meses, no entanto, ele fica bem próximo, a 56 milhões de quilômetros, e muito mais fácil de ser observado.
  • Trata-se do planeta com ambiente que mais se assemelha com a Terra: a composição do solo é parecida e há água em seu subsolo.
  • Grandes tempestades de poeira, formadas por ventos de até 500 km/h — mais fortes que um furacão na Terra — assolam o planeta. A atmosfera é muito rarefeita e, exatamente por isso, Marte perdeu seu "escudo" contra o resfriamento: a superfície é gelada, com temperaturas que variam entre 10 e 140 graus negativos.
  • O Monte Olimpo, em Marte, está extinto, mas é o maior vulcão do Sistema Solar, com 624 km de diâmetro e 25 km de altura.
  • Marte também possui calotas polares, que mudam de pólo conforme as estações do ano. Elas são cobertas por uma neve diferente, composta, não por água, mas por dióxido de carbono.
  • Uma rocha de basalto de 30 centímetros encontrada na superfície do planeta foi batizada pelos cientistas de Pão de Açúcar por causa de sua semelhança com o cartão-postal carioca.
  • Marte tem dois satélites naturais: Fobos ("medo", em grego) e Deimos ("terror"). As pequenas luas, que mais parecem batatas, foram descobertas pelo astrônomo americano Asaph Hall em 1877. Deimos tem 15 km de comprimento por 12 de largura e fica a 23.459 km de Marte. Ela nasce a cada 132 horas e se move do leste para o oeste, como a nossa Lua. Fobos, que tem 26 km de comprimento por 22 de largura, está mais próxima, a 9.378 km do planeta. Surge no horizonte a cada 11 horas e seis minutos. Assim, passa duas vezes por dia pelo céu e se move do oeste para o leste. Ou seja, parece cruzar com a trajetória de Deimos.
  • Um dia de sol em Marte é 3% mais longo que aqui, ou seja, tem 24 horas, 37 minutos e 23 segundos. O ano marciano, que é o tempo que o planeta leva para dar uma volta completa em torno do Sol, possui 668 "sóis" ou dias.
  • As sondas espaciais Viking visitaram o planeta em 1976 e não encontraram lá nenhum vestígio de vida. Em 12 de julho de 2004, porém, a sonda Mars Express detectou sinais de amoníaco na superfície do planeta. Existem duas possíveis fontes para o gás: vulcões ativos (ainda não se descobriu nenhum deles em Marte) ou micróbios. "O amoníaco pode ser a chave para a descoberta de vida em Marte", disse um cientista da Nasa.
  • Em maio de 2002, a sonda Mars Odissey descobriu que há depósitos de gelo no hemisfério sul de Marte. É tanta água congelada que, se fosse derretida, cobriria o planeta formando um oceano de 500 m de profundidade.
  • Durante a missão Pathfinder, de 1997, os cientistas da Nasa tinham o costume de "acordar" o robô Soujouner para o dia de trabalho com música. Entre eles, estava a engenheira brasileira Jaqueline Lira que, um dia, levou um CD de MPB "por acaso". Resultado: o Soujouner viu o Sol raiar em Marte ao som de "Coisinha do Pai", um samba de Jorge Aragão.
  • A Nasa e a Agência Espacial Europeia planejam levar o homem a Marte em 2030. Até agora, apenas robôs aterrisaram no planeta.
  • Uma análise feita pelo veículo de exploração Phoenix descobriu que a água marciana em forma líquida é salgada. O anúncio foi feito pela Nasa em 17 de março de 2009.
  • Em artigo publicado na revista "Science" em maio de 2009, um grupo de cientistas da Nasa afirmou que grande parte do relevo do Planeta Vermelho foi alterado por água. A descoberta foi feita pela sonda Opportunity, ao explorar a cratera Victoria. Ocasionada pelo impacto de Marte com um meteoro, a Victoria tem 750 metros de diâmetro e 75 de profundidade, o que deixa parte do subsolo exposto.

    Livro reúne lendas e curiosidades sobre o planeta Marte

Nenhum comentário:

Postar um comentário