quinta-feira, 16 de julho de 2009

16 de Julho de 1969. Começa a maior aventura do Século 20

Há exatos 40 anos, no dia 16 de julho de 1969 às 10h32 pelo horário de Brasília, começava a mais fascinante aventura realizada pelo Homem. Foram 8 dias que empolgaram milhões de pessoas ao redor do mundo, que testemunharam com os próprios olhos a maior conquista do Século 20: a chegada do Homem à Lua.

Naquele dia a Apollo 11 levantou voo da conhecida plataforma 39-A de Cabo Canaveral, na Flórida, em meio a uma gigantesca nuvem de fumaça produzida pelos poderosos motores do Saturno 5, o maior foguete até hoje construído. A gigantesca máquina de 110 metros e 2900 toneladas ganhou altura e em poucos minutos já atingia a órbita terrestre.

No topo do foguete, acomodados no interior do Módulo de Comando, três astronautas iriam entrar para a história: o piloto de testes Neil Armstrong, o piloto da força aérea Edwin 'Buzz' Aldrin e o piloto de combate Michael Collins. Até aquele momento nenhum Homem havia colocado os pés na Lua, mas para tirar o brilho da missão os soviéticos lançaram três dias antes a Luna 15, que deveria ir à Lua, recolher rochas e retornar à Terra.

Foram precisos quatro dias para vencer os 385 mil quilômetros que separam a Terra da Lua. A viagem parecia uma eternidade e a cada dia superado a aflição dos telespectadores aumentava. No centro de controle da missão, em Houston, no Texas, os controladores checavam diversas vezes os cálculos e a posição da Apollo 11. Nada podia dar errado.

Os dias foram emocionantes e não havia quem não desgrudasse os olhos da TV e os ouvidos do rádio. A contagem regressiva estampava as principais manchetes dos jornais e a viagem do Homem à Lua era o principal assunto entre as pessoas.

Uma História Fascinante

Falar sobre a conquista da Lua não é uma tarefa simples e seria impossível descrevê-la em um único capítulo. Por isso preparamos um caderno especial para você, onde toda a história da Apollo 11 é contada com detalhes somente encontrados nos melhores livros, hoje em dia praticamente inexistentes. Estão preparados para a viagem? Então conquiste a Lua junto com a gente!

Leia mais sobre: Conquista da Lua

Nenhum comentário:

Postar um comentário