sexta-feira, 13 de novembro de 2009

ÁGUA NA LUA - NASA DIZ QUE ENCONTROU !

Nasa diz ter encontrado significativa quantidade de água na Lua

Publicada em 13/11/2009 às 16h26m

Nasa diz ter encontrado água na Lua / Foto: Divulgação / Nasa

MOFFETT FIELD, Califórnia - Lançada no mês passado contra a cratera lunar Cabeus , a sonda LCROSS indicou a presença de cerca de 90 litros de água congelada no satélite terrestre, conforme divulgaram cientistas da Nasa nesta sexta-feira. O artefato filmou, por quatro minutos, o impacto da colisão do foguete Centauro contra Cabeus, localizada no sul do satélite terrestre. Depois de transmitir os dados para a Terra, a própria sonda foi atirada contra o mesmo local.

Os primeiros dados divulgados pela Nasa surpreenderam os cientistas: a água existia em quantidade e terreno maior do que se desconfiava.

A cratera foi escolhida por estar em uma região da Lua que há não recebe luz solar há bilhões de anos. A Nasa acreditava que haveria água congelada em seu fundo, onde a temperatura chega a até 240 graus negativos.

- Estamos desvendando os mistérios de nosso vizinho mais próximo, e, por extensão, do sistema solar - disse Michael Wargo, cientista-chefe da Nasa, em Washington, nos estudos relacionados à Lua. - A Lua abriga muitos segredos, e a LCROSS vai contribuir para entendermos alguns deles.

Se a água existe lá há bilhões de anos, a cratera de Cabeus poderia ter segredos sobre a história e a evolução do sistema solar, assim como amostras coletadas nos polos da Terra podem nos ajudar a compreender mais sobre nosso planeta.

Cientistas ligadas ao projeto afirmam que outros dados da LCROSS vão demorar mais tempo para serem decifrados. Outras substâncias, consideradas "intrigantes", também foram documentadas pela sonda. A falta de contato com o Sol teria ajudado a preservação desses materiais por bilhões de anos.

Leia mais:

Nasa revela fotos detalhadas de Marte

Observatórios da Nasa divulgam foto de turbulência no coração da Via Láctea

Vídeo: As novas imagens da Via Láctea

Nenhum comentário:

Postar um comentário